Olimpíadas e Nazismo? COI é criticado por produtos dos Jogos de Berlim de 1936

Foto: Olympics Shop

O Comitê Olímpico Internacional (COI) enfrenta diversas críticas após a decisão de vender produtos que comemoram os Jogos de Berlim de 1936, evento que foi utilizado por Adolf Hitler para impulsionar sua ideologia nazista.


Uma camiseta masculina, que já foi retirada do site oficial dos Jogos Olímpicos, integrava a “Coleção Patrimônio” do COI. A representação de um evento que propagou o pensamento da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto gerou controvérsias.


A estampa do produto traz o pôster original dos Jogos de 1936, criado por Franz Würbel, em que uma figura masculina atlética possui uma uma coroa de louros na cabeça e o fundo da imagem possui os anéis olímpicos. O Portão de Brandemburgo está abaixo da imagem do homem, com o escrito: “Alemanha, Berlim, Jogos Olímpicos de 1936”.


De acordo com a legenda da Coleção Patrimônio no site das Olimpíadas, “cada edição dos Jogos reflete um momento e um lugar únicos na história, quando o mundo se uniu para celebrar a humanidade.”


As Olimpíadas de 1936 foram marcadas como um espetáculo de propaganda nazista, em que Hitler queria mostrar superioridade racial dos chamados atletas arianos e afirmou que os participantes afro-americanos eram “não humanos”. A participação de atletas judeus alemães também foi impedida para a maioria deles.


No entanto, o evento também foi marcado pela ascensão do atleta afro-americano Jesse Owens, que foi a estrela dos jogos. Owens é reconhecido como símbolo de resistência, visto que na ocasião subiu ao pódio para receber quatro medalhas de ouro, cercado por pessoas fazendo a saudação nazista.


Vale lembrar também que este ano marcam 90 anos dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Na época, Hitler tentou esconder a perseguição aos judeus dos visitantes internacionais, que já estava em pleno andamento.


Em comunicado enviado à CNN, um porta-voz do COI afirmou que a Coleção do Patrimônio Olímpico “celebra 130 anos de arte e design olímpico” e apresenta todas as edições anteriores dos Jogos.


Ele afirmou que há um reconhecimento do COI em relação às questões históricas da propaganda nazista relacionadas aos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, mas lembrou que o evento também contou com a participação de 4.483 atletas de 49 países, que competiram em 149 eventos com distribuição de medalhas. Para o porta-voz, muitos dos atletas impressionaram o mundo com suas conquistas atléticas, incluindo Jesse Owens.


Por fim, ainda afirmou que o contexto histórico destes Jogos é melhor explicado no Museu Olímpico de Lausanne e que o número de camisetas produzidas e vendidas pelo COI para esta edição é limitado, motivo pelo qual os modelos já estão esgotados.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias