Estão abertas até 17 de abril as inscrições para o concurso de redação do Programa Jovem Senador 2026. A iniciativa, que está em sua 14ª edição, selecionará 27 estudantes da rede pública de ensino médio, um de cada estado e do Distrito Federal, para uma imersão de cinco dias, em agosto, na rotina do Senado Federal, em Brasília (DF).

Os textos devem abordar o tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”, conforme o regulamento do certame.
Durante a semana na capital federal, os participantes conhecerão o funcionamento do Senado, simularão atividades parlamentares como representantes de seus estados e poderão apresentar sugestões que, eventualmente, transformem-se em projetos de lei. Todas as despesas dos alunos selecionados e de seus professores orientadores serão pagas pelo Senado.
Além da oportunidade de participar da vivência, os vencedores e seus professores orientadores receberão um notebook como prêmio.

Quem pode participar e como se inscrever
Podem concorrer estudantes com no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026 e disponibilidade total para a Semana de Vivência Legislativa, que transcorrerá de 17 a 21 de agosto de 2026.
As redações devem ser redigidas pelos próprios alunos, em ambiente escolar e sob supervisão de um professor orientador, até 17 de abril de 2026. Cada escola seleciona um texto para representá-la e o encaminha à Secretaria de Educação do Estado até o fim de abril.
O material necessário, ficha de inscrição, folha de redação e guia orientador, está disponível no site oficial: www.senado.leg.br/jovemsenador.
As secretarias estaduais de Educação terão até 29 de maio para escolher os três melhores trabalhos de cada unidade federativa. O Senado Federal definirá o vencedor de cada estado a partir dessa pré-seleção.
Considerado o maior concurso de redação escolar do país, o programa já envolveu cerca de dois milhões de alunos ao longo de sua história. Em 2025, participaram aproximadamente 170 mil estudantes.

