Ícone do site Ecos da Noticia

Gladson, Mailza e Sula assinam ordem de serviço e autoriza construção da 6ª ponte de Rio Branco

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), e a vice-governadora Mailza Assis assinaram nesta quinta-feira (12), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), a ordem de serviço para a construção da 6ª ponte de Rio Branco. A obra integra o Lote III da 1ª fase do Arco Metropolitano e foi anunciada durante solenidade realizada na estrada do Quixadá, na entrada do canteiro de obras do projeto, na capital.


A nova estrutura será construída sobre o rio Acre, com 326,40 metros de extensão e 19,30 metros de largura. A expectativa do governo é que a ponte amplie a mobilidade urbana e fortaleça a logística de Rio Branco, além de facilitar o escoamento da produção rural na região do Baixo Acre.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Durante o evento, Gladson Cameli ressaltou que esta é a quarta ordem de serviço emitida durante sua gestão relacionada à obra e garantiu que o recurso para execução já está assegurado.


“Aqui é a quarta que nós estamos dando a ordem de serviço, que se inicia no meu governo ainda, e que com toda certeza o dinheiro já está garantido, o dinheiro está em conta. É só mesmo na questão de tempo para que a gente possa concluir e inaugurar ela o quanto antes. E o arco também, como um todo, a obra completa vai melhorar bastante, com toda certeza, né, que ainda tem o arco metropolitano que faz parte desta obra aqui, e vai desafogar mais o trânsito ali pelo centro, e vai melhorar mais o tempo de ir e de vir das pessoas”, afirmou.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

A vice-governadora Mailza Assis classificou o projeto como uma obra “estruturante” e disse que a ponte vai garantir mais mobilidade e desenvolvimento para Rio Branco e para toda a região.


“Mais uma obra do governo, uma obra estruturante, uma obra que garante o desenvolvimento do nosso estado. Aqui nós estamos entregando o direito de ir e vir, a mobilidade, a redução de tempo, a entrega, o escoamento do produto rural e também de todos que dependerem dela, beneficiando a população desse local, mas também de toda a nossa região”, declarou.


Mailza também reforçou que a gestão pretende manter o ritmo de entregas. “Esse é o nosso compromisso, compromisso do nosso governador Gladson Cameli, que tem entregado obras constantemente e obras assim, que fazem a diferença na vida das pessoas. E isso vai continuar”, completou.


Investimento de R$ 73,7 milhões e financiamento internacional

De acordo com o governo estadual, o investimento total previsto para a obra é de R$ 73,7 milhões, com recursos provenientes de financiamento internacional do Banco Fonplata, obtido pelo Governo do Estado.


O projeto prevê uma ponte do tipo mista, combinando concreto armado e perfis metálicos, com estrutura planejada para suportar o tráfego de veículos leves e pesados. A previsão de entrega é de dois anos e meio.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Em entrevista, a presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou a importância do investimento para o desenvolvimento econômico e social da parte alta de Rio Branco.


“Eu acredito que esta ponte ajuda a desenvolver a parte alta da cidade. Rio Branco está crescendo e é necessário investimento para gerar desenvolvimento”, afirmou.


Como será a ponte: duas pistas e passarelas para pedestres

Segundo o documento técnico do Deracre, a ponte contará com duas pistas de rolamento para veículos e caminhões, além de passarelas para pedestres em ambos os lados.


A superestrutura terá três vãos de 32,50 metros, com vigas metálicas e laje em concreto armado. Já o trecho central, com 220,90 metros, será executado pelo método de balanço sucessivo, utilizando dois “cristos”, que são estruturas de apoio durante a construção (veja o video no final da matéria).


Arco Metropolitano: foco em mobilidade e desenvolvimento

Segundo o governo, a ordem de serviço do Lote III reforça o compromisso com a melhoria da trafegabilidade e da mobilidade urbana, com impacto direto na integração viária de Rio Branco e no desenvolvimento da área atendida.


O material técnico do Deracre estima que a obra pode alcançar uma abrangência populacional aproximada de 364.756 pessoas.


Veja o video:



Sair da versão mobile