Representantes de secretarias estaduais, da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, do comércio e órgãos de segurança estaduais e federais se reuniram nesta quarta-feira, 4, para alinhar as ações para o Carnaval 2026 no município. O encontro foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Secretaria de Segurança Pública do Acre- Sejusp, Exército,Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Associação Comercial, secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e Serviço Móvel de Urgência trataram de estacionamentos, fiscalização, socorro e segurança das pessoas que estarão no Carnaval que a prefeitura vai promover de 14 a 17 na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade. A festa deverá contar com foliões do próprio município e de cidades vizinhas, onde não haverá festa pública este ano, como Mâncio Lima.
O secretário adjunto de Segurança do Estado, coronel Evandro, diz que além das estaduais, forças de segurança federais também atuarão no carnaval de Cruzeiro do Sul porque o município receberá um público maior este ano.
“A gente busca trazer todas as forças de segurança, as forças municipais, os órgãos envolvidos de saúde, enfim, e também os órgãos federais, teremos ali o Exército, a Polícia Federal. Essas forças de segurança, sejam municipais e federais, irão também contribuir com alguma ação específica em algum ponto, em alguma atuação para que o evento ocorra de forma pacífica, de forma ao cidadão ir e ter ali a sua diversão, com todo o cuidado, com toda a segurança. E também como não vai haver carnaval em municípios aqui vizinhos, que é o caso de Mâncio Lima, o público vai migrar aqui para Cruzeiro além de outros municípios. Como também pessoas que vêm pra essa região pra passar feriado, enfim, consideramos que haverá uma grande movimentação de pessoas aqui pra essa regional, pra essa cidade. E aí, o sistema de segurança pública tem buscado, diante desses fatos, reunir, propor um planejamento integrado com todas as forças pra que nós estejamos preparados pra qualquer eventualidade criminosa aqui nessa região”, destacou o coronel.
A festa contará ainda com segurança particular e a Polícia Militar terá um efetivo de 50 homens por noite no local e no entorno.
“Já estamos com o planejamento operacional bem adiantado e nós vamos ter um quantitativo aproximado de 50 policiais por noite. É importante destacar que, para além desse policiamento, destinado exclusivamente para o carnaval, a gente vai manter o nosso policiamento também, o ostensivo e preventivo dos bairros, nossas rádios patrulha, nosso policiamento especializado, nosso policiamento de trânsito vai continuar sendo empregado para atender ocorrências que possam surgir durante esse período da festa”, destaca.
Núcia Mello, vice-presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, pediu atenção para a limpeza do espaço logo depois do fim de cada noite de folia e dos órgãos de trânsito com relação aos bloqueios de ruas, para que sejam feitos de modo a não atrapalhar o comércio.
O Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Mobilidade e Trânsito vão ficar encarregados da organização do trânsito e nas vias próximas ao local de realização do Carnaval.
O comandante do Corpo de Bombeiros, major Josadac Ibernon, diz que o trabalho da corporação começa bem antes do início da folia. “O Corpo de Bombeiros começa a atividade bem antes das atividades festivas fazendo a parte preventiva de fiscalização e certificação dos locais do evento para garantir essa segurança, garantir que o local esteja seguro para que as pessoas não venham ali se acometido por algum acidente durante as atividades. E durante todo o período da atividade estaremos com equipes ali no local fazendo essa atividade de prevenção de pânico e também de atendimento de primeiros socorros. Então, durante todo o evento terá uma equipe fixa e as outras equipes que vão estar no batalhão fazendo o monitoramento no entorno”, concluiu.


