Ícone do site Ecos da Noticia

Fundação Garibaldi Brasil aposta no resgate cultural e anuncia novos festivais

Foto: Jardy Lopes

Durante a transmissão especial do ac24horas na segunda noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada na Praça da Revolução, o presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Pereira, destacou, neste sábado (14), o resgate das tradições carnavalescas e a valorização dos artistas locais promovidos pela Prefeitura de Rio Branco.


Em entrevista, Klowsbey enfatizou que a proposta da gestão é retomar o espírito dos antigos carnavais da capital acreana. “Olha isso, já vem um carnaval de antigamente, né? Tudo que aconteceu no Acre, no Rio Branco de antigamente, a gente tá resgatando. Já estamos resgatando o desfile dos blocos na própria Avenida Getúlio Vargas, resgatando o carnaval no próprio Centro Histórico, que é a nossa Praça da Revolução”, afirmou.


Klowsbey destacou ainda que a orientação da gestão municipal é realizar eventos cada vez melhores e priorizar talentos locais. “Isso a gente sempre fala na prefeitura, ali com o prefeito Bocalom: se vai fazer alguma coisa, que faça muito bem feito, que seja superior ao que já foi realizado e valorizar a prata da casa. Você viu já no Festival da Macaxeira, já viu no nosso Réveillon, já viu no Natal e agora no carnaval”, disse.


O presidente da FGB comparou a valorização cultural ao reconhecimento dado aos atletas. “É tão bom quando a gente vê um atleta sendo valorizado. Eu me sinto assim, eu me sinto tão satisfeito como jogador de futebol. Jogadores de futebol como nós, atletas, nós fomos muito valorizados. Tô falando da minha época. Agora, eu tô vendo que tá pouco, porque estão trazendo muito de fora e esquecendo de casa. Mas, na área artística, durante essa gestão do prefeito Bocalom, nós estamos e vamos continuar valorizando a nossa prata da casa, que são os nossos artistas”, completou.


Questionado sobre os próximos eventos organizados pela Fundação, Klowsbey afirmou que o calendário já está em planejamento e inclui uma série de atividades culturais ao longo do ano.


“Os eventos e a programação da fundação, através da prefeitura, a prefeitura através da fundação, nós já temos uma programação. Logo após o carnaval, já vamos sentar, porque a gente vai apoiar o Dia Internacional da Mulher com vários eventos que outras secretarias realizam”, explicou.


Ele adiantou ainda o retorno de festivais tradicionais do calendário cultural. “Logo após, já vamos sentar pra organizar o Festival de Cultura Caipira, porque a Liga vai fazer o circuito dela e nós vamos resgatar o nosso Festival de Cultura Caipira. Já vamos resgatar outro evento que, antigamente… Antigamente, as quadrilhas unidas eram com roupa rasgada, era com chitão. É esse tipo de cultura que a gente tem que resgatar, porque muitos bairros fazem suas quadrilhas unidas e não têm aquelas condições de utilizar como atualmente”, disse.


Além disso, confirmou a realização de dois eventos juninos distintos. “Dentro também, outro festival que a gente vai resgatar: o Festival São João. Vai ser diferente do outro. Tem o Festival de Cultura Caipira e o Festival São João, pra gente resgatar aquelas barraquinhas de pé de moleque, de mescal, de tudo que é caipira, que é a festa de São João”, afirmou.


Klowsbey também mencionou a intenção de retomar o Festival de Praia, caso as condições climáticas permitam. “Se tudo der certo, tivermos uma boa praia, aí nós vamos também resgatar o Festival da Praia da Base. Já tem esse planejamento desde o ano passado. A praia que deu, o laudo do Corpo de Bombeiros estava muito perigoso, porque ainda tinha muita lama. Então, a gente não queria, o prefeito mesmo falou: ‘não vamos arriscar a vida de ninguém’. Vamos torcer para que esse ano dê uma praia boa”, pontuou.


Segundo ele, há três possíveis locais para a realização do evento. “Nós temos duas praias, vamos torcer para que dê duas praias, aliás, a da Base e também a do Benfica. E, se a da Ibrau também der legal, que é ali na curva do 15. Então, nós temos essas três opções. Vamos torcer para que uma das três opções dê uma praia legal pra gente resgatar o Festival de Praia da Base ou então o Festival de Praia da nossa cidade”, concluiu.


Assista à entrevista:


FGB aposta no resgate cultural e anuncia novos festivais


Sair da versão mobile