Durante ações em pontos comerciais de Cruzeiro do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou nessa sexta-feira, 6, quase 300 pessoas em supermercados e posto de combustível.
A iniciativa foi voltada ao público em geral, contemplando adultos e crianças que precisavam atualizar a caderneta vacinal. Foram aplicadas 229 doses de vacinas, sendo 83 doses no Posto Bons Amigos, 59 doses no Super Econômico, 47 doses no Supermercado Cameli e 40 doses no Mercantil Cohab, no bairro Aeroporto Velho, demonstrando a boa adesão da população à estratégia adotada pelo município.

Durante a ação, foram disponibilizadas vacinas do calendário de rotina, como Influenza, Hepatite B, Dupla Adulto (dT), Tríplice Viral e Febre Amarela, reforçando a prevenção de doenças e a proteção coletiva da população.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, destacou que a iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso às vacinas e aumentar a cobertura vacinal no município.
“Essa estratégia atende a uma lógica de fluxo. As pessoas já precisam ir a esses pontos comerciais, e isso torna a vacinação mais cômoda. Você sai de casa para fazer compras e, com o cartão do SUS, consegue atualizar sua caderneta vacinal. Essa é uma inovação que Cruzeiro do Sul vem trazendo. No ano passado, essa ação foi um sucesso, e o município foi o único do estado a alcançar alguns indicadores e metas do Programa Nacional de Imunização”, ressaltou.

O aposentado José da Silva, de 71 anos, aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe enquanto fazia compras. “Tem que aproveitar a oportunidade de ter a vacina aqui no supermercado. A gente faz as compras e já toma a vacina. É importante manter a imunização em dia para evitar doenças. Todos nós temos que cuidar da saúde, em qualquer idade”, disse.
Inara Melo, avaliou positivamente a iniciativa, ressaltando a importância da vacinação em locais de grande circulação.
“Eu acho que ela é de extrema relevância, porque atende pessoas que nem sempre têm tempo de ir até uma UBS. A vacina fica mais próxima da população, inclusive para quem trabalha em supermercados e em outros pontos comerciais. Isso facilita muito o acesso à campanha”, afirmou.