A oitava edição da prova rústica Bopeano Blindado foi realizada na manhã deste sábado (21), em Rio Branco, e reuniu 149 operadores de diversas instituições de segurança pública do Acre e de Rondônia.
O evento também contou com a participação de agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Exército Brasileiro.
A competição é dividida em cinco etapas e exige dos participantes alto nível de preparo físico, resistência e habilidade técnica.
A primeira fase consistiu em uma corrida de 8 quilômetros, com largada na BR-364, na rotatória de acesso ao Aeroporto Internacional de Rio Branco. O percurso desafiador já impôs forte desgaste físico aos competidores logo no início da prova.
Na segunda etapa, os homens tiveram que carregar um saco de 50 quilos por 400 metros até a entrada do estande de tiros. Para as mulheres, o peso foi de 40 quilos no mesmo trajeto.
Em seguida, na terceira fase, os participantes tiveram três chances para acertar um alvo com disparos de fuzil, colocando à prova a precisão mesmo sob elevado nível de cansaço.
A quarta etapa exigiu força e técnica na subida em corda até o topo da estrutura montada para o desafio, momento em que o desgaste físico já era evidente.
Para concluir a prova e conquistar o título de “Bopeano Blindado”, os competidores precisaram completar seis voltas de natação em um açude.
Destaques da competição
Entre os 149 inscritos, seis mulheres participaram do evento. A vencedora na categoria feminina foi a policial penal Wilianete da Silva, que participou da competição pela terceira vez. Emocionada com o resultado, ela afirmou estar realizada com a conquista do primeiro lugar em sua categoria.
Na classificação geral, o grande vencedor foi o sargento Galileu Marino, integrante da Companhia de Operações Especiais (COE). Ele concluiu as cinco etapas em 1h38min. Esta foi a quarta participação do militar na competição, sendo campeão geral pela terceira vez.
O segundo lugar ficou com o coronel Fábio Alcântara, comandante do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS). Participando pela segunda vez, ele liderou a prova até a quarta etapa e finalizou o percurso em 1h41min.
A terceira colocação foi conquistada pelo sargento Fagner Dourado, que participa da prova desde a primeira edição.
Além de testar a resistência e o preparo dos operadores da segurança pública, a prova rústica Bopeano Blindado também se consolidou como um momento de integração, reunindo familiares e amigos que acompanharam e prestigiaram a competição.
Confira a galeria de fotos:
Veja o vídeo

















