Rodrigo de Jesus Santos Sousa, de 27 anos, foi capturado na manhã desta quinta-feira (5) por uma guarnição do Grupo de Intervenção Rápida Ostensivo (GIRO), companhia do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), durante patrulhamento preventivo e ostensivo na estrada Dias Martins, em Rio Branco.
De acordo com a Polícia Militar, os agentes avistaram dois homens transitando em uma motocicleta e, após consulta, constataram uma restrição relacionada ao veículo. Diante da situação, a equipe decidiu realizar a abordagem. Durante a busca pessoal, foi encontrada uma quantidade de maconha no bolso de Rodrigo.
Em seguida, os policiais realizaram a consulta no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e confirmaram a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto contra o suspeito. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco, pelo crime de homicídio, previsto no artigo 121 do Código Penal.
Rodrigo é apontado pelas investigações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) como autor da morte de Daniel Oliveira da Costa, monitorado da Justiça. O crime ocorreu no dia 13 de outubro de 2025, no bairro Habitasa, na capital acreana.
Além do homicídio, o suspeito possui diversas passagens por roubo e um registro de fuga do monitoramento eletrônico da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (UMEP).
Após a confirmação de que se tratava de um foragido da Justiça, Rodrigo recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), onde ficou à disposição do Poder Judiciário para os procedimentos legais cabíveis.


