O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou na manhã desta segunda-feira, 2, de um café da manhã realizado no Hotel Nobile Suítes, em alusão à abertura dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara Municipal. Na ocasião, o gestor destacou a relação institucional que mantém com o Poder Legislativo e afirmou acreditar que contará com o apoio da maioria dos vereadores da base em uma eventual candidatura ao governo do Estado.
Bocalom ressaltou que sempre foi defensor do Legislativo e que conhece os limites entre os poderes por já ter exercido o mandato de vereador. Segundo ele, a Câmara Municipal de Rio Branco nunca foi tão valorizada quanto nos últimos cinco anos de sua gestão.
“Eu sempre fui um defensor do Legislativo. Sei até onde o Executivo pode ir, porque já fui vereador e sei o que é ser vereador. Tenho dito constantemente que o Legislativo de Rio Branco nunca foi tão valorizado quanto foi nesses cinco anos da nossa gestão. Eles saíram do limite de 4,1% de repasse do Executivo e passaram para 5%, que é o limite máximo. Nunca tiveram sede própria e agora estão tendo. As emendas, que eram de R$ 50 mil, hoje passam de R$ 1 milhão. Então, os vereadores nunca foram tão valorizados quanto nessa gestão”, afirmou.
O prefeito disse ainda que considera fundamental manter uma relação harmônica e afinada com os parlamentares municipais. Sobre o cenário político, Bocalom afirmou acreditar que terá o apoio da maioria dos vereadores da base, mas ponderou que muitos devem seguir as orientações partidárias.
“Eu acredito que vamos ter o apoio da maioria do povo e dos vereadores da nossa base. Tenho certeza de que a grande maioria vai ficar com a gente. É claro que cada um tem seu partido e suas orientações partidárias, e eu respeito isso. Os do PL, evidentemente, têm a tendência de ficar. Já os de outros partidos vai depender da orientação de cada legenda. Isso é natural. Voto é voto, e no pé da orelha a conversa é outra”, declarou.
Questionado se já buscou apoio entre os deputados estaduais, o prefeito afirmou que ainda não tratou oficialmente sobre o assunto “Não falei com nenhum deputado por enquanto. Temos conversado, mas não sobre a candidatura. Minha relação com a base do governo do Estado é muito boa, conheço todos eles, são meus amigos. Esse é o momento de conversar com o povo. Os arranjos partidários ficam para a hora certa”, concluiu.


