A Prefeitura de Rio Branco oficializou nesta quarta-feira, 11, a exoneração de Clendes Villas Boas do cargo de superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município por meio do Decreto nº 235, de 11 de fevereiro de 2026, assinado pelo prefeito Tião Bocalom (PL).
Clendes estava à frente da autarquia desde 3 de janeiro de 2025, quando foi nomeado pelo Decreto nº 26. O novo decreto estabelece que a exoneração tem efeito imediato, a partir desta quarta (11).
Para o cargo, o prefeito nomeou Marcos Roberto da Silva Coutinho, conforme consta no Decreto nº 236, também publicado nesta quarta-feira (11). Ele assume a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito em meio a um cenário de instabilidade no sistema de transporte coletivo da capital.
A mudança ocorre horas após o prefeito Tião Bocalom evitar comentar publicamente a possível saída de Clendes. Durante coletiva de imprensa realizada no gabinete municipal, ao ser questionado pelo repórter David Medeiros, do ac24horas Play, sobre a permanência do então superintendente, Bocalom adotou tom cauteloso.
“Vamos deixar quieto, eu não sei nem o que pode acontecer agora. Vamos aguardar aí para ver”, declarou o prefeito.
A fala ocorreu durante a apresentação da nova sala da Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Rio Branco, estrutura que, segundo a gestão, representa avanço na área da segurança pública e da gestão urbana.
Nos bastidores, a permanência de Clendes já vinha sendo avaliada. Segundo informações apuradas pelo ac24horas, houve desgaste interno após uma resistência do então superintendente em renovar o contrato emergencial com a empresa Ricco Transporte, responsável por parte da operação do transporte coletivo da capital. O contrato venceu no último domingo (08), intensificando a crise no setor.