Depois de curtir o Carnaval em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega neste domingo (15) ao Rio de Janeiro. Ele dividirá o dia entre uma agenda oficial e curtição nos desfiles da Sapucaí.
Durante a manhã, o petista irá participar da inauguração do Centro de Emergência Regional (CER) do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
À noite, ele deve comparecer ao desfile de Carnaval no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde irá acompanhar o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageará o chefe do Executivo.
A homenagem virou alvo da oposição, que acionou o Tribunal Superior Eleitoral e pediu que a presença de Lula fosse barrada, além de questionar publicações nas redes e até o próprio samba-enredo. O TSE decidiu que não faria censura prévia, mas afirmou que o caso pode envolver propaganda antecipada e manteve o processo aberto.
Noite animada em Salvador
Este é o segundo dia seguido de Lula no Carnaval. No sábado (14), ele começou o dia no Recife, onde participou do Galo da Madrugada. Também estavam lá a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o prefeito João Campos (PSB) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).
Depois, na noite de ontem, Lula foi para Salvador. Ele chegou à cidade ao lado da primeira-dama Janja, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O presidente assistiu à festa no circuito Campo Grande, em um camarote do governo do estado.
Desfile na Sapucaí
A partir das 21h45, Lula irá acompanhar o desfile da Acadêmicos de Niterói. A agremiação levará para a Sapucaí um samba-enredo em homenagem ao presidente. Segundo apurou a CNN, o presidente acompanhará a apresentação do camarote da Prefeitura do Rio, ao lado de Eduardo Paes.
O presidente convidou líderes partidários da Câmara dos Deputados e aliados para acompanhar o desfile. O atual e o ex-líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (RS) e Lindbergh Farias (RJ), além do líder do PDT, Mário Heringer (MG), aceitaram o convite do presidente. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, também devem marcar presença no camarote na Sapucaí.
Lula volta para Brasília apenas na segunda-feira (16). O Carnaval do petista encerra mais cedo, já que a comitiva presidencial embarca, na terça-feira (17) de manhã, para uma viagem internacional à Índia e à Coreia do Sul, que ocorrerá entre 18 a 24 de fevereiro.



