O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) afirmou nesta terça-feira (03), em entrevista ao programa Boa Conversa – Edição Aleac, que a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deve manter o ritmo de trabalho mesmo em ano eleitoral. As declarações foram dadas no retorno dos trabalhos do Legislativo.
Gonzaga destacou que as articulações políticas para as eleições, tanto para a formação das chapas para federal quanto estadual, já estão em andamento, com nomes fortes sendo avaliados para compor as chapas, e reafirmou a continuidade das atividades legislativas, além de anunciar a chegada de comitivas da China e da Rússia ao estado ainda neste mês.
“Olha, isso está sendo trabalhado. Hoje, para a federal, nós temos três candidatos fortíssimos, que é o deputado Pedro Longo, que tem um compromisso com o PSDB, a ex-deputada Wanda Milani e o Minoru Kinpara. Então essa chapa aí está muito bem formada. Virão outros nomes e eu acredito que aí fará um mínimo de dois parlamentares”, declarou.
Ao tratar da eleição estadual, Gonzaga explicou que o cenário ainda está em construção e que as conversas seguem para fortalecer a nominata. “Agora, para o estadual, também está sendo trabalhado. Nós temos conversado para que a gente possa fortalecer essa chapa. Existe a possibilidade de fazer uma chapa com vários parlamentares, existe a possibilidade de fazer uma chapa só comigo como parlamentar. Então vamos ver como é que isso vai ficar”, pontuou.
Questionado sobre a expectativa para os trabalhos da Assembleia Legislativa no último ano da atual legislatura, marcado por eleições, o deputado garantiu que a Casa continuará respondendo às demandas da sociedade. “Com certeza, mas temos que responder às expectativas da sociedade. A Assembleia tem feito isso e vamos continuar fazendo. A expectativa é muito grande”, afirmou.
Luiz Gonzaga destacou ainda a atuação da Aleac em pautas internacionais, citando missões e contatos com outros países. “A gente abraçou a pauta internacional. Fomos algumas vezes ao Peru, tivemos vários contatos com a China. No ano passado teve a visita à Rússia, que eu não pude ir”, relatou.
Segundo ele, a agenda internacional segue ativa neste mês, com a chegada de delegações estrangeiras ao Acre. “Agora, por exemplo, nós vamos receber este mês duas comitivas da China: uma que chegará dia 8 e a outra está prevista para o dia 17. E da Rússia também está chegando uma comissão, dia 6”, informou.
O parlamentar ressaltou que as tratativas com a Rússia envolvem a compra de fertilizantes e a possibilidade de instalação de uma indústria no estado. “A Rússia, nós estamos trabalhando na compra de fertilizantes, que é um dos melhores fertilizantes do mundo, vai chegar aqui com preço menor. E vamos trabalhar também para que eles possam montar aqui uma indústria na ZPE”, disse.
Por fim, Luiz Gonzaga agradeceu o apoio do governo estadual nas articulações. “O Governo do Estado está trabalhando nisso. Eu quero agradecer ao secretário de Planejamento, à Casa Civil, ao governador Gladson Cameli, ao secretário de Indústria, o Assur, a todos que estão trabalhando para que isso possa acontecer, porque é muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, concluiu.


