A advogada Neiva Nara denunciou ao ac24horas, nesta segunda-feira (9), que dois cães da família foram atacados por um rottweiler que estaria solto dentro do restaurante Mata Nativa, localizado no 2º distrito de Rio Branco, às margens da Via Verde. Segundo ela, o caso ocorreu no domingo (8), por volta de 13h30, durante uma comemoração de aniversário que reuniria cerca de 15 familiares. A ocorrência foi registrada em boletim na Polícia Civil e o estabelecimento nega ter negligenciado o caso.
De acordo com o relato, Neiva e o marido chegaram ao local acompanhados de dois cães da raça Shih Tzu: Zeca, de 4 anos, e Gugu, de 1 ano e 6 meses. Ela contou que, ao perceber que um dos animais estava inquieto e com vontade de urinar, saiu pela lateral do restaurante, próximo aos banheiros, para levá-los a um espaço externo.

Foto: Polícia Militar foi ao local, mas restaurante já estava fechado I Arquivo Pessoal/cedida
“Quando eu saí na lateral, que passei pelos banheiros, na porta, assim, o rottweiler já me encontrou. Ele pegou o maior, eu fiquei muito apavorada, batendo nele e tudo, e ele passou, deu duas mordidas e soltou. E aí, já pegou o menor”, relatou.
Neiva afirmou que o segundo cão foi o mais ferido e que precisou ser socorrido com urgência. “O menor ficou bem prejudicado, ficou bem agredido”, disse.
Cão internado e com suspeita de lesões graves
A advogada contou que, após o ataque, a família levou o cão Gugu para atendimento veterinário, onde ele permanece internado sob observação. Segundo ela, o veterinário que acompanha o caso suspeita de lesões graves na região abdominal. “Chegou lá, estava com suspeita de estrangulamento de intestino, está com hematoma muito difícil, está com hérnia, esperando a evolução”, afirmou.
Já o outro cão, Zeca, recebeu atendimento, medicação e permanece em casa, ainda assustado e com dores.
“Total omissão”, diz advogada
Além do ataque, Neiva criticou a postura do restaurante e afirmou que não recebeu assistência após o ocorrido. “Eles não me deram nenhuma assistência, ninguém falou comigo. A gente vê total omissão”, declarou.

Foto: Neiva Nara, denunciante I Whidy Melo/ac24horas
Ela também disse que, além do rottweiler, havia outros dois cães no local – possivelmente vira-latas – e que nenhum dos animais usava focinheira. “Estava ele e mais dois cachorros soltos. Nem preso, nem nada”, disse.
Para a advogada, o problema central é a falta de controle sobre a presença de animais em um ambiente de circulação pública. “Eles saberem que lá é um ambiente público, que vai muitas famílias com criança, com pets, muito idosos, e eles não se preocuparem em prender esses animais”, afirmou.
Boletim de ocorrência e retorno ao local com apoio da PM
Neiva informou ainda que registrou boletim de ocorrência e que, após sair da delegacia, pediu apoio de uma guarnição da Polícia Militar para retornar ao restaurante e verificar os animais. Segundo ela, o estabelecimento já estava fechado, mas foi possível ver, pelas grades, os cães dentro da propriedade, incluindo o rottweiler. “Dava para ver nas grades que os três estavam lá dentro, guardiando o local, inclusive o rottweiler”, disse.
A advogada afirmou que pretende tomar medidas legais e reforçou que, mesmo que o animal não fosse dos proprietários, o restaurante teria responsabilidade por permitir a presença de um cão considerado perigoso em área frequentada por clientes.
“Mesmo que não fossem deles, eles tinham responsabilidade, porque lá é um local público, para as pessoas não serem mordidas, atacadas, com um animal tão perigoso desse”, afirmou.
Proprietária nega omissão e diz que rottweiler não pertence ao restaurante
Em entrevista ao ac24horas, a proprietária do restaurante Mata Nativa, Juliana Rezende, negou que tenha havido omissão e afirmou que o animal citado não pertence ao estabelecimento. “Ficamos até surpreso com essa notícia pois geralmente o cliente nos procura para sanar o problema, o que não ocorreu, nem na hora do ocorrido, nem até o momento. O animal citado não pertence ao restaurante, tratando-se de um cachorro de rua. O Mata Nativa está localizado em uma área aberta”, declarou. Questionada se o restaurante não poderia ter entrado em contato com a cliente, já que ela fez a reserva por WhatsApp, a proprietária do estabelecimentos não comentou.

Foto: Restaurante fica localizado à margem da Via Verde, no segundo distrito de Rio Branco I Arquivo Pessoal/ac24horas
Segundo Juliana, o marido dela e um funcionário teriam corrido imediatamente para ajudar quando perceberam a movimentação. “O meu esposo estava na hora do acontecido, ele e um funcionário nosso correram, no mesmo instante que perceberam a movimentação, para ajudar”, disse.
Ela afirmou ainda que, pelas imagens de segurança, o episódio teria ocorrido muito rapidamente e que os cães teriam saído andando, sem sinais aparentes de ferimentos. “Nas imagens foi tudo muito rápido, não aparentado terem se machucado. Os cachorros saíram andando, não aparentando nenhum ferimento. Ela não nos procurou em nenhum momento, achamos que estava tudo bem”, relatou.
Juliana também declarou que o restaurante está aberto ao diálogo. “O Mata Nativa está sempre a disposição para atender e acolher os nossos clientes”, afirmou.
Questionada se foi oferecido socorro no momento do ocorrido, Juliana respondeu: “Foi sim, de imediato”. Ao ser perguntada sobre que tipo de ajuda foi prestada, afirmou: “Na hora do incidente, foi a nossa equipe que correu pra socorrer”.
Ela também reiterou que o rottweiler não seria do restaurante. “Esse cachorro entra através de uma cerca da casa ao lado. A lateral do restaurante também não tem cerca”, disse. Perguntada se considera que o restaurante tem responsabilidade pelo episódio, respondeu: “Jamais”.
Juliana afirmou ainda que pretende entrar em contato com a cliente. “Claro que sim! Meu esposo saiu correndo lá e aparentemente não teve nada [ferimento nos cachorros]. Ele perguntou se estava tudo bem. Ela estava bem nervosa na hora. Nós temos as imagens do ocorrido”, concluiu.
O caso está sendo investigada pela segunda Delegacia de Polícia Civil, sob supervisão do delegado Marcos Sobral da Silva.


