Uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (3) instituiu o Programa Rotas de Integração Sul-Americana e colocou o Acre no centro de uma das principais estratégias federais para a conexão do Brasil com países vizinhos e com o Oceano Pacífico. O estado integra, de forma integral, a chamada Rota Quadrante Rondon, um dos cinco eixos estruturantes do programa.
De acordo com a portaria, o programa tem como objetivo planejar e articular ações integradas voltadas à infraestrutura física, digital, social, ambiental e cultural entre os países da América do Sul. No caso do Acre, a inserção ocorre por meio de uma rota multimodal que engloba também Rondônia e partes do Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conectando o território brasileiro ao Peru, à Bolívia e ao norte do Chile, com acesso a portos no Pacífico.
Na prática, a inclusão do Acre na Rota Quadrante Rondon reconhece a posição geográfica estratégica do estado como corredor internacional de transporte e logística. A diretriz federal prevê integração por diferentes modais – rodoviário, fluvial, energético e digital – com foco na redução de custos logísticos, fortalecimento do comércio regional e estímulo ao desenvolvimento das áreas de fronteira.
A coordenação do programa ficará a cargo da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, que deverá dialogar com governos estaduais e municipais, além de acompanhar projetos de infraestrutura no território nacional relacionados à integração sul-americana. Para o Acre, isso significa a possibilidade de articulação direta de demandas locais com o planejamento estratégico federal de longo prazo.
A portaria também estabelece que a criação do programa não implica, automaticamente, novas despesas ou a abertura de créditos adicionais no Orçamento da União. No entanto, o acompanhamento da inclusão de iniciativas no Projeto de Lei Orçamentária Anual está entre as atribuições da coordenação do Rotas, o que mantém aberta a possibilidade de futuros investimentos estruturantes no estado.
Veja a publicação:


