Trabalhadores da Ricco fazem paralisação por atraso salarial em Rio Branco

Trabalhadores da empresa Ricco, responsável pelo transporte coletivo em Rio Branco, realizaram na manhã desta sexta-feira, 09, uma paralisação de advertência em protesto contra o atraso no pagamento de salários e benefícios. A mobilização foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sindtran/AC), Antônio Neto, em entrevista ao ac24horas Play. O ato começou por volta das 9h com previsão de acabar às 10h da manhã desta sexta-feira (09).


Segundo o sindicalista, o pagamento referente ao mês de dezembro, que deveria ter sido efetuado no dia 7 de janeiro, não foi realizado. Além disso, os trabalhadores também não receberam o adiantamento salarial de 40%, tradicionalmente pago no dia 20 de dezembro.


“Essa paralisação é de advertência hoje, podendo se prolongar para uma greve geral a partir de segunda-feira. O vale e o adiantamento salarial não foram pagos. A empresa havia acordado que faria tudo junto com o salário, mas o pagamento prometido para o dia 7 não aconteceu, nem foi feito depois. Isso está apertando o bolso do trabalhador”, afirmou Antônio Neto.


Foto: David Medeiros

De acordo com o sindicato, o atraso atinge todos os cerca de 450 funcionários da Ricco, incluindo motoristas, fiscais, trabalhadores da manutenção, administrativos e demais setores da empresa.


O presidente do sindicato explicou que o salário de dezembro é pago em janeiro e que, nos anos anteriores, havia uma antecipação financeira por parte da Prefeitura de Rio Branco, o que permitia à empresa honrar os compromissos trabalhistas mesmo durante o recesso administrativo do município. “Todos os anos a prefeitura fazia uma antecipação, com base em um cálculo desse período em que as finanças ficam fechadas. Segundo a empresa, essa antecipação não foi feita agora, e por isso eles alegam não ter condições de pagar”, explicou.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias