Suprema Corte da Venezuela determina que Delcy Rodríguez assuma presidência

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela determinou neste sábado (3) que a vice-presidente Delcy Rodriguez assuma os poderes do presidente Nicolás Maduro. A decisão indica que Delcy deve, de forma interina, “assumir o cargo de Presidente da República Bolivariana da Venezuela, a fim de garantir a continuidade administrativa e defesa integral da Nação”.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado que forças americanas realizaram uma operação de grande porte na Venezuela e detiveram o presidente Nicolás Maduro.


Em coletiva na mesma tarde, Trump afirmou que os EUA administrarão a Venezuela até que ocorra uma transição segura e pacífica. Ele disse ainda que Delcy conversou com Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, e que teria se colocado à disposição dos EUA.


“Ela foi muito graciosa, mas não tem alternativa. Ela vai fazer o que os EUA quiserem”, disse.  Trump destacou que a vice-presidente, que teria sido confirmada como presidente na manhã, foi escolhida por Nicolás Maduro e, portanto, não seria adequada para seguir no poder.


Em resposta, Delcy afirmou em pronunciamento transmitido pela televisão estatal da Venezuela que o país deve resistir a uma intervenção dos EUA no governo. “Nunca será colônia de nenhuma nação”, disse.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias