Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Juruá atinge 13,38 metros e 11 bairros sofrem impactos em Cruzeiro do Sul

O nível do rio Juruá segue em elevação e mantém Cruzeiro do Sul em estado de alerta nesta segunda-feira (19). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com base em leitura do sistema HydroWeb, o manancial atingiu 13,38 metros às 6h da manhã, ultrapassando com folga a cota de transbordamento, que é de 13 metros. A cota de alerta é de 11,80 metros.


O avanço das águas preocupa as autoridades municipais. Durante vistoria nas áreas atingidas, o prefeito Zequinha Lima informou que o rio subiu 26 centímetros entre o sábado e o domingo e que a tendência é de continuidade da elevação nos próximos dias. Segundo ele, as projeções indicam que o nível pode chegar a 13,70 metros até a próxima quarta-feira.



“O rio continua enchendo, podendo chegar à possibilidade de chegar a 13,70. Chegando a 13,70 nós teremos que começar a retirada de famílias”, afirmou o prefeito. Ele destacou ainda que o município já se prepara para um eventual agravamento da situação. “Já temos quatro escolas que já estão reservadas e preparadas para receber algumas pessoas, algumas famílias que por acaso tenham que sair das suas residências”, completou.


Atualmente, 11 bairros de Cruzeiro do Sul já registram impactos diretos da cheia do rio Juruá. As escolas separadas para funcionar como abrigos provisórios são Marcelino Champagnat, Padre Arnold, Corazita Negreiros e Thaumaturgo de Azevedo.


Sair da versão mobile