A elevação do Rio Acre continua provocando impactos em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal ao meio-dia desta sexta-feira (17), o rio atingiu 14,31 metros, mantendo a capital em estado de emergência e deixando 20 bairros afetados, com mais de 1,5 mil pessoas diretamente atingidas.
Levantamento atualizado aponta que 521 famílias foram prejudicadas, totalizando uma estimativa de 1.823 pessoas. As ações de resposta estão concentradas, neste momento, nos bairros Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa e Ayrton Senna, considerados os mais críticos.
Como parte das medidas de segurança, a Defesa Civil atua em parceria com a concessionária Energisa na realização de inspeções preventivas da rede elétrica em 12 bairros, com o objetivo de reduzir riscos de acidentes, como choques elétricos e curtos-circuitos, além de possibilitar desligamentos preventivos quando necessário.
Além da zona urbana, 14 comunidades rurais também registram impactos causados pela cheia e seguem sob monitoramento permanente das equipes técnicas.
Atualmente, o município mantém um abrigo ativo no Parque Wildy Viana, onde estão acolhidas quatro famílias, totalizando 11 pessoas, além de três animais. A Defesa Civil reforça que segue em atuação contínua e orienta a população das áreas afetadas a seguir as recomendações de segurança e acionar os canais oficiais pelo telefone 193.