Rio Branco aparece na 20ª colocação entre as capitais brasileiras no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na terça-feira (13).No recorte geral, que avalia todos os municípios do país, a capital acreana ocupa a 181ª posição.
O levantamento analisa diversos indicadores ligados à capacidade de desenvolvimento das cidades, como ambiente de negócios, infraestrutura, capital humano, inovação, sustentabilidade fiscal e qualidade dos serviços públicos. Os dados técnicos do estudo são produzidos pela Gove.
Entre as capitais da Região Norte, Rio Branco fica só atrás de Manaus e à frente de cidades como São Luís (MA), Belém (PA), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Macapá (AP), conforme o ranking divulgado pelo CLP.
Desafios das capitais
O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, destacou que o desenvolvimento de uma capital apresenta desafios distintos em relação aos municípios do interior. Segundo ele, enquanto cidades menores funcionam como “startups”, com maior agilidade para testar soluções, as capitais se assemelham a grandes corporações, onde os processos tendem a ser mais complexos e lentos.



