Rio Branco ocupa a 11ª posição entre as capitais brasileiras no quesito Qualidade da Educação, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Na classificação geral, que inclui todos os municípios do país, a capital acreana aparece na 214ª colocação.
O levantamento aponta Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Teresina (PI) como as capitais com os melhores indicadores educacionais do país. Já as últimas posições do ranking entre as capitais são ocupadas por Salvador (BA), Macapá (AP) e Natal (RN).
O pilar de Qualidade da Educação avalia se o ensino oferecido nos municípios resulta, de fato, em aprendizado efetivo e desenvolvimento humano. Segundo a metodologia do ranking, garantir o acesso à escola é fundamental, mas assegurar que os alunos aprendam é o fator decisivo para transformar realidades sociais.
Municípios com bons indicadores educacionais tendem a formar cidadãos mais autônomos, críticos e preparados para contribuir com o crescimento econômico e social. Por outro lado, resultados insuficientes na aprendizagem comprometem o progresso local e ampliam desigualdades.
Com peso de 6,4% na composição do ranking, o pilar de Qualidade da Educação é considerado estratégico para a redução das desigualdades e para a ampliação de oportunidades, além de influenciar diretamente o futuro das novas gerações.