Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento pela terceira vez em menos de 12 meses na capital

Foto: Sérgio Vale

O rio Acre em Rio Branco ultrapassou nesta sexta-feira, 16, às 15h, a cota de transbordamento pela terceira vez em menos de 12 meses, segundo boletim publicado pela Defesa Civil Municipal.


O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, em entrevista ao ac24horas, falou dos impactos da chuva. A cota considerada crítica na capital é de 14 metros. O gestor ressaltou que a Defesa Civil acompanha o nível do manancial em tempo real devido à elevação contínua das águas.


“Agora, às 14h27, o rio Acre em Rio Branco está com 14,01 metros, um centímetro a mais em relação à cota de transbordamento”, informou Falcão, que teve a informação ratificada às 15h pelo boletim distribuído à imprensa.


O coordenador destacou que o cenário atual reflete uma recorrência histórica recente. Falcão lembrou ainda que o transbordamento registrado em dezembro de 2025 só havia sido observado anteriormente em 1975, reforçando a excepcionalidade do fenômeno.


“Em menos de um ano, a gente vai considerar o seguinte: em 2025, o rio Acre em Rio Branco passou a cota de alerta e transbordou em março, passou a cota de alerta e transbordou em 27 de dezembro. Agora, em 2026, passou a cota de alerta e transbordou novamente”, explicou Falcão.


Sair da versão mobile