Ranking de sustentabilidade fiscal coloca Rio Branco na 15ª posição entre capitais

Foto: Reprodução

Rio Branco ocupa a 15ª posição entre as capitais brasileiras no Ranking de Sustentabilidade Fiscal, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No levantamento geral, que inclui todos os municípios do país, a capital acreana aparece na 170ª colocação.


O ranking avalia a capacidade dos municípios de manter o equilíbrio entre receitas e despesas, fator considerado essencial para garantir a continuidade dos serviços públicos, fortalecer a capacidade de investimento das administrações municipais e atrair recursos da iniciativa privada. Entre as capitais, São Paulo lidera o ranking, ocupando a primeira posição nacional. Já os piores desempenhos ficaram com Porto Velho e Boa Vista, que aparecem nas últimas colocações do levantamento.


Segundo o CLP, o pilar de Sustentabilidade Fiscal, que possui peso de 10,2% na composição do ranking, analisa indicadores como dependência fiscal, taxa de investimento, despesa com pessoal e nível de endividamento dos municípios. Esses fatores revelam os principais desafios enfrentados pelas gestões municipais para assegurar equilíbrio financeiro e promover o desenvolvimento de longo prazo.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias