Nível do Rio Juruá se aproxima da cota de transbordamento em Cruzeiro do Sul

Nesta sexta-feira (16), o nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, está em 12,43 metros, se aproximando da cota de transbordamento, que é de 13 metros.


Ainda não houve pedido de retirada de famílias de suas residências devido à elevação do manancial. Segundo a Defesa Civil do município, as chamadas de evacuação começam quando o Juruá atinge 13,80 metros.


O Plano de Contingência da Prefeitura de Cruzeiro do Sul já está pronto. Nesta sexta-feira, o prefeito Zequinha Lima realizará uma reunião de alinhamento e planejamento das ações de resposta à inundação com secretários municipais e representantes do governo do Estado, visando fortalecer a atuação integrada dos órgãos de segurança pública no atendimento às famílias afetadas.


A tendência é que o manancial continue subindo. Dados históricos dos últimos 30 anos, aliados a previsões meteorológicas, indicam que o rio deve permanecer ao nível elevado nos próximos meses. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, major Josadac Cavalcante, os centros meteorológicos projetam chuvas acima da média para o trimestre, influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul, que leva grandes volumes de umidade ao Norte do Brasil, afetando diretamente o Acre e o Vale do Juruá. Outro fator que agrava a situação é a saturação do solo, provocada pelas chuvas frequentes, inclusive durante o período que normalmente seria de estiagem. Com o solo encharcado, a água escoa mais rapidamente para o rio, elevando seu nível de forma mais rápida e abrupta.


Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem reforçando o monitoramento e mantendo equipes de prontidão para agir rapidamente caso o rio Juruá atinja a cota de transbordamento e impacte as famílias ribeirinhas.



“Os prognósticos do Censipan indicam que, para este trimestre — dezembro do ano passado, janeiro e fevereiro de 2026 — teremos chuva acima da média, em decorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que traz nuvens carregadas para a região Norte do Brasil, influenciando o Acre e o Vale do Juruá. Isso gera um alerta para intensificarmos o monitoramento de toda a calha do rio”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, major Josadac Cavalcante.


“As previsões até o dia 20 indicam chuvas variando de 25 mm a 75 mm na bacia do Juruá. Com essas chuvas acima da média, a tendência é que o rio permaneça elevado pelos próximos meses, como já ocorrem sazonalmente todos os anos. Nossas equipes, tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Defesa Civil Municipal, mantêm o acompanhamento desde o início do ano e agora reforçam a estrutura: embarcações, equipamentos e pessoal estão prontos para agir rapidamente caso o rio atinja a cota de transbordamento e afete famílias em áreas de risco”, concluiu o comandante.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias