Mais de 25,3 mil famílias de Rio Branco são contempladas com o Gás do Povo

Foto: Tauan Alencar/Ministério de Minas e Energia

O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira, 26, uma nova fase de implementação do programa Gás do Povo, que vai beneficiar mais de 25,3 mil famílias em Rio Branco com a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha.


A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com o Ministério de Minas e Energia e a Caixa Econômica Federal, tem como objetivo reduzir a chamada “pobreza energética” e aliviar o orçamento de famílias de baixa renda.


Com o benefício, os recursos que seriam gastos na compra do botijão podem ser destinados à alimentação ou a outras necessidades básicas. Segundo o ministro Wellington Dias, o programa busca garantir dignidade e segurança alimentar às famílias mais vulneráveis.


Para receber o vale do Gás do Povo, a família precisa: Ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas; Ter renda per capita de até meio salário-mínimo; Estar com o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses; Ter o CPF do responsável familiar regularizado, sem pendências cadastrais.


A proposta também pretende reduzir o uso de alternativas consideradas inseguras, como lenha, carvão e querosene, que podem causar acidentes domésticos e problemas respiratórios, especialmente entre mulheres e crianças.


As famílias podem verificar se têm direito ao vale pelo aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, pelo Portal Cidadão da Caixa, pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social ou pelos canais de atendimento da Caixa e do Disque Social 121.


A previsão do Governo Federal é que o programa esteja plenamente em funcionamento em março, alcançando cerca de 15 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias