Ícone do site Ecos da Noticia

Jovem morre afogado durante confraternização entre amigos em colônia no Ramal da Cinco Mil em Rio Branco

O jovem Cristiano Lopes Souza, de 23 anos, morreu afogado na madrugada deste domingo, 18, em um açude na Colônia Luau, na rodovia AC-10, km 5, Ramal da Cinco Mil, na zona rural de Rio Branco.


A guarnição de salvamento do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 3h20 da madrugada para atender uma ocorrência de possível afogamento. Ao chegar ao local, constatou-se a presença de um grupo de aproximadamente vinte e cinco pessoas que participavam de uma confraternização, todas ingerindo bebida alcoólica.


De acordo com relatos de amigos, Cristiano dirigiu-se até a margem do açude, onde havia uma canoa próxima. Ele entrou na embarcação e começou o deslocamento em direção ao meio do açude. Ao perceber que a canoa estava afundando, entrou em desespero e caiu na água com uma lanterna na mão. Após alguns minutos, submergiu e não retornou à superfície.



Desesperados ao ver Cristiano se afogando, alguns amigos que sabiam nadar pularam na água e deslocaram-se até o local onde a vítima havia submergido. Eles desviraram a embarcação, mas não localizaram o corpo.


Ao chegar nas proximidades do açude, a guarnição realizou varredura completa em todo o perímetro, além de inspeção visual da lâmina d’água com o auxílio de lanternas. Durante a varredura, foi avistada apenas a embarcação virada, sem sinal da vítima.


No início da ocorrência, uma equipe do SAMU já se encontrava no local, realizando varredura do lado oposto do açude. Após alguns minutos, as equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros se encontraram, ocasião em que o médico do SAMU informou que, devido ao período noturno, não havia condições de prosseguir com buscas ou atendimento no local. Conforme relatos dos amigos da vítima, possivelmente ela já se encontrava em óbito por afogamento. Diante disso, a equipe do SAMU deixou o local.



Após aproximadamente 30 minutos de buscas, a guarnição do Corpo de Bombeiros reuniu os amigos presentes e repassou orientações, informando que seria necessário aguardar o amanhecer para o acionamento da equipe de mergulho. A guarnição também orientou que ninguém tentasse realizar buscas por conta própria, visando preservar a segurança de todos.
Na manhã deste domingo, o Corpo de Bombeiros, por meio do Pelotão Náutico, realizou buscas e encontrou o corpo de Cristiano.


O pai da vítima, o senhor Feliciano, relatou que deixou todos na confraternização e pediu para que não entrassem na água. No entanto, Cristiano foi até o açude e ocorreu a tragédia.


“Ele sabia nadar bem, se criou nesse açude, mas foi teimoso. Fica agora a memória dele”, concluiu o pai.


A Polícia Militar esteve no local e isolou a área para os trabalhos periciais. Após a conclusão, o corpo do jovem foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos.


O caso será investigado pela Polícia Civil.


Sair da versão mobile