Ícone do site Ecos da Noticia

Hanseníase: saúde realiza mutirão dermatológico para detecção precoce

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove na quinta e sexta-feira, 29 e 30, um mutirao de atendimentos dermatológicos, com foco na identificação precoce de possíveis casos de hanseníase. A ação ocorre das 8h às 12h, na URAP Francisco Roney Meireles, localizada no Conjunto Adalberto Sena.


A hanseníase segue como um importante desafio de saúde pública no Acre, com registros anuais de novos casos. O diagnóstico precoce é considerado essencial para interromper a cadeia de transmissão, prevenir sequelas físicas e garantir o início imediato do tratamento, ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



A reportagem do ac24horas Play, David Medeiros, acompanhou o primeiro dia da ação, nesta quinta-feira (29). De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Socorro Martins, o mutirão tem como principal objetivo ampliar a detecção precoce da doença. “Estamos realizando esse mutirão com médicos capacitados, em parceria com a Sesacre e a Ufac, justamente para identificar precocemente possíveis casos de hanseníase”, explicou.


Segundo Martins, o atendimento é voltado diretamente à população e contribui para evitar complicações futuras. “Quando o tratamento é iniciado de forma rápida, evitamos sequelas. A pessoa deixa de transmitir a bactéria e o processo é ágil. As unidades de saúde também estão sendo capacitadas para identificar e tratar os casos”, destacou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

Além de ampliar o acesso aos serviços de saúde, o mutirão busca fortalecer as ações de prevenção e controle da hanseníase, bem como reduzir o estigma associado à doença. Para receber atendimento, é necessário apresentar documento de identidade, Cartão SUS e cadastro no G-SUS.


 


AC24HORASPLAY 2ª EDIÇÃO (29/01/2026)


Sair da versão mobile