O governador do Acre, Gladson Cameli, nomeou novos servidores efetivos para o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC). As nomeações constam no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (14) e são resultado do concurso público para cargos de nível superior, homologado em dezembro de 2025.
De acordo com o decreto, foram nomeados candidatos aprovados para diversos cargos do quadro permanente do Detran, com lotação em Rio Branco, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rodrigues Alves, Senador Guiomard e Tarauacá. As nomeações contemplam também candidatos com deficiência (PCD), conforme previsto no edital do certame.
Entre os cargos preenchidos estão os de Agente de Autoridade de Trânsito, Analista de Sistema, Analista de Trânsito, Assistente de Trânsito, Contador, Engenheiro Civil, Examinador de Trânsito e Pedagogo. A maior parte das vagas foi destinada à capital, Rio Branco, que concentra o maior número de nomeados, especialmente para o cargo de Assistente de Trânsito.
No cargo de Agente de Autoridade de Trânsito, por exemplo, foram nomeados servidores para Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Já os cargos técnicos, como Analista de Sistema, Analista de Trânsito, Contador, Engenheiro Civil e Pedagogo, tiveram lotação exclusiva na capital. O cargo de Examinador de Trânsito teve nomeações distribuídas entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O decreto estabelece ainda que os candidatos nomeados terão prazo de até 30 dias para apresentar a documentação exigida e assinar o termo de posse, etapa necessária para a efetiva entrada em exercício no serviço público estadual.
O ato é fundamentado no resultado final do concurso público do Detran, homologado pelo Edital nº 047 SEAD/DETRAN, publicado em dezembro de 2025, e em processo administrativo interno que tratou da convocação dos aprovados.
Veja o nome dos convocados:
