Diocese de Cruzeiro do Sul homenageia jornalistas no dia de São Francisco de Sales

A Diocese de Cruzeiro do Sul realizou neste sábado, 24, uma homenagem aos comunicadores em alusão ao dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A programação incluiu um café da manhã para profissionais da imprensa, na secretaria da Catedral Nossa Senhora da Glória, e, à noite, uma missa na igreja matriz.



Em suas falas, o bispo Dom Flávio Giovenale e os padres Francisco e Everaldo destacaram a responsabilidade da comunicação social e o papel ético do jornalismo na sociedade.


O bispo ressaltou que São Francisco de Sales evangelizava nos anos 1500 de forma sutil e silenciosa, difundindo as verdades da fé por meio de folhetos impressos, fixados em locais públicos e deixados debaixo das portas. Para atender ao desejo do pai, estudou Direito, mas seu verdadeiro sonho era ser padre, sendo ordenado em dezembro de 1593, aos 26 anos. Com o avanço do calvinismo, ofereceu-se como voluntário para a evangelização e, diante das dificuldades, utilizou os impressos como principal meio de comunicação.


“Ele viveu em um tempo sem redes sociais e nos ensina que comunicar é dialogar com mansidão. Por isso, São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas, pois, usando o dom da escrita, disseminou o Evangelho por meio de panfletos explicativos. Que, a seu exemplo, os comunicadores usem as palavras para semear verdade, paz e amor dentro e fora das redes. Em tempos de tantas vozes e poucos ouvidos, ele nos ensina a falar com respeito, a escutar com o coração e a semear a paz com nossas palavras. Que ele inspire nossa comunicação para que ela seja sempre ponte, nunca muro”, afirmou o bispo.



O jornalista Gledson Albano, presidente da Associação dos Jornalistas do Juruá, agradeceu pela homenagem. “A Diocese valoriza nossa categoria e reconhece a importância do nosso trabalho. Agradecemos pela homenagem”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias