A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza neste domingo (18) o segundo dia do vestibular específico para o curso de medicina, com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática. Para esta etapa, a instituição antecipou o horário de abertura dos portões, que será às 11h, conforme retificação publicada nesta semana.
Ao todo, 80 vagas estão em disputa no processo seletivo, que reúne cerca de 5,4 mil candidatos em todo o estado. Desse total, 2.873 inscritos concorrem na modalidade de ampla concorrência. As provas são aplicadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, distribuídas em oito locais, marcando um dos vestibulares mais concorridos já realizados pela universidade.
O processo seletivo é histórico para a Ufac. Após mais de duas décadas, o curso de Medicina não integra o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão ocorreu após impasse jurídico envolvendo a aplicação do bônus regional, mecanismo utilizado pela universidade para beneficiar estudantes do Acre. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu o uso desse tipo de bonificação, o Ministério da Educação (MEC) orientou as instituições a não incluírem o bônus nos termos de adesão ao Sisu.
Diante desse cenário, a Ufac optou, em agosto de 2025, por manter o bônus regional nos editais próprios dos cursos de bacharelado, o que levou à realização de um vestibular específico para medicina em 2026. Para os demais cursos, a universidade segue adotando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.
O primeiro dia do vestibular, realizado em 11 de janeiro, foi marcado por provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, avaliadas pelos candidatos como técnicas e exigentes. Segundo relatos, além do domínio dos conteúdos do ensino médio, as questões cobraram interpretação de texto, leitura crítica da realidade e reflexão sobre temas humanos e éticos relacionados à futura atuação médica.
A antecipação do horário deste domingo foi definida após recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A Ufac publicou a retificação do edital, alterando especificamente o horário das provas de Ciências da Natureza e Matemática. Inicialmente, a abertura dos portões estava prevista para às 11h30; com a mudança, o acesso será permitido a partir das 11h, mantendo-se os demais itens do edital sem alterações.
O cronograma do vestibular segue com a consulta aos gabaritos preliminares da segunda etapa entre 20 e 22 de janeiro. A divulgação do gabarito oficial e da relação provisória de documentação referida está prevista para 23 de janeiro. O resultado final das provas objetivas e o resultado provisório da redação serão publicados em 13 de fevereiro, enquanto o resultado final do vestibular e as informações sobre matrícula devem ser divulgados em 9 de março. A consulta individual ao espelho de desempenho está marcada para 24 de março.


