O rio Juruá segue em elevação em Cruzeiro do Sul. No início da manhã desta quinta-feira, 15, o nível do manancial era de 11,86 metros e, na medição realizada às 9h, subiu para 11,92 metros.
A cota de alerta no município é de 11,80 metros. No bairro da Lagoa, a água já alcança os quintais e começa a avançar em direção às residências, mas até o momento não houve pedido de retirada de famílias.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Iranilson Nunes, as equipes estão em estado de alerta e prontas para atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros, caso seja necessário. Segundo ele, os pedidos de retirada costumam ocorrer quando o rio ultrapassa a cota de transbordamento, que é de 13 metros.
Em caso de remoção, as famílias serão encaminhadas para escolas municipais, como a Marcelino Champagnat, a Madre Adelgundes e a Maria Lima, que estão entre as primeiras unidades a serem utilizadas. As medidas serão definidas em reunião geral entre o prefeito Zequinha Lima e o secretariado municipal.


