O BC (Banco Central) aprovou em julho de 2025 a transferência de um banco para Augusto Ferreira Lima, um dos investigados na fraude do Banco Master. A autorização envolvendo o Banco Voiter se deu meses antes da Polícia Federal deflagrar a operação Compliance Zero, que apontou fraudes no Sistema Financeiro Nacional.
A operação foi aprovada em 24 de julho de 2025. Um ano antes, a autoridade monetária havia aprovado uma outra operação envolvendo o Banco Voiter, desta vez para Daniel Vorcaro, aprovado pela autoridade monetária para controlar o antigo Indusval.
Sob a gestão de Augusto Ferreira Lima, o Banco Voiter mudou de nome para Banco Pleno S.A. A instituição financeira é focada no segmento empresarial.
Lima e Vorcaro eram sócios no Banco Master. O empresário baiano deixou a sociedade em maio de 2024.
Eles foram presos pela Polícia Federal em novembro, no âmbito da operação Complince Zero. A prisão preventiva dos dois foi revogada pelo TRF (Tribunal Regional Federal) menos de duas semanas depois da prisão.
Os investigados no caso devem ser ouvidos pela Polícia Federal ainda em janeiro. Inicialmente, as oitivas estavam previstas para ocorrer entre os dias 23 e 28 de janeiro, mas o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal) reduziu o prazo para dois dias.
O CNN Money entrou em contato com o Banco Central e aguarda posicionamento.

