Duas ocorrências de quase afogamento foram registradas neste domingo (11) no Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul, com atuação direta de guarda-vidas mantidos no local pela Prefeitura do município. Não houve mortes. Após os resgates, as vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital do Juruá.
Um dos casos envolveu quatro pessoas e o outro ocorreu entre pai e filho. Uma das situações foi registrada em vídeo pelo influenciador digital Patrick Tavares, que acompanhou o resgate. “Eu estava aqui e acompanhei toda a situação. As pessoas precisam ter cuidado, porque o igarapé está muito cheio. Ainda bem que os guarda-vidas estão atentos”, relatou.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul mantém quatro guarda-vidas atuando no local. Um deles, Francisco Naresson dos Santos, explicou que, nas duas ocorrências, a ação rápida da equipe foi fundamental para evitar tragédias. No caso filmado, ele informou que quatro banhistas ultrapassaram a área demarcada pelos salva-vidas na chamada “boca da bueira”, ponto considerado de alto risco devido à forte correnteza.

“Quatro pessoas estavam na boca da bueira, na parte de cima, e foram nadar em direção à correnteza. Ao se aproximarem, um começou a se afogar e os outros tentaram ajudar, mas acabaram se afogando também. Um deles foi levado pela correnteza, justamente na área que estava demarcada. O guarda-vida desceu atrás dele, enquanto outra pessoa conseguiu segurá-lo mais abaixo. Com o apoio da equipe e o uso dos equipamentos, conseguimos resgatar todos”, detalhou.
O segundo caso envolveu pai e filho. Segundo o guarda-vida, o resgate foi rápido. “Eram pai e filho. Um acabou se agarrando ao outro e os dois começaram a se afogar. Eu pulei na água rapidamente e consegui puxá-los. Apenas a criança ingeriu um pouco de água, mas não foi grave”, relatou.
A secretária de Turismo de Cruzeiro do Sul, Janaína Terças, informou que há quatro guarda-vidas por turno atuando no Igarapé Preto, das 9h às 17h, e que toda a área conta com sinalização de alerta sobre os riscos. “O Igarapé Preto é o balneário mais famoso e mais frequentado do Acre. Por isso, implementamos diversas sinalizações de conscientização e contratamos guarda-vidas para garantir a segurança dos banhistas e prevenir afogamentos, como ocorreu neste domingo”, afirmou.