Aves resgatadas são devolvidas à natureza no Horto Florestal

Foto: Reprodução

Após passarem por um processo de recuperação acompanhado por especialistas, aves silvestres resgatadas debilitadas, no Horto Florestal de Rio Branco, voltaram ao ambiente natural nesta semana. A soltura reuniu diferentes espécies de corujas que haviam sido encontradas debilitadas.


Os animais foram recolhidos no próprio Horto Florestal, área administrada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em seguida, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), unidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pelo atendimento clínico e pela reabilitação da fauna silvestre.


Durante o período em que permaneceram no Cetas, as aves receberam cuidados veterinários e acompanhamento técnico até apresentarem condições adequadas para o retorno à vida livre.



Foto: Reprodução


Com a liberação da equipe responsável, a soltura foi autorizada e realizada no mesmo espaço onde os animais haviam sido resgatados, considerado apropriado para a reintrodução das espécies.


Entre as aves devolvidas à natureza estão a coruja-preta, a mãe-da-lua-gigante, a coruja-buraqueira e a coruja-do-mato. A liberação ocorreu na última quarta-feira, 21, no fim da tarde, horário escolhido por respeitar o comportamento predominantemente noturno desses animais.


A Prefeitura de Rio Branco orienta que, ao encontrar animais silvestres em situação atípica, a população não tente capturá-los ou manuseá-los. A recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros, medida que garante a segurança das pessoas e a preservação da vida animal.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias