Ícone do site Ecos da Noticia

Anatel autoriza doação de bens inservíveis no Acre e em outros três estados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 9, a doação de bens permanentes considerados inservíveis pertencentes à Gerência Regional nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. As decisões constam nos Despachos Decisórios nº 45/2025 e nº 46/2025, assinados pelo gerente regional Celso Henrique Heredias Ribas.


As autorizações foram publicadas após análise técnica e seguem os critérios estabelecidos pela Lei nº 14.133/2021, pelo Decreto nº 9.373/2018, alterado pelo Decreto nº 10.340/2020, além de normativas internas da Anatel e portarias do Governo Federal que regulamentam o desfazimento e a doação de bens públicos.


Destinação dos materiais

Conforme o Despacho Decisório nº 45/2025, foi aprovada a doação de bens permanentes inservíveis relacionados na Planilha Lote correspondente ao processo administrativo nº 53578.001338/2025-77. Os itens serão destinados ao Instituto de Incubação e Aceleração, entidade selecionada por meio da plataforma Doações.gov.br.


Já o Despacho Decisório nº 46/2025 autoriza a doação de bens classificados como mobiliário em geral, também considerados inservíveis, que constam na Planilha Lote 2 do mesmo processo. Nesse caso, a doação terá como donatária a Associação de Desenvolvimento Ambiental, Financeiro e Econômico, igualmente selecionada por meio do sistema oficial do Governo Federal.


As decisões consideram, entre outros documentos, o Relatório de Atividades da Comissão Especial de Desfazimento, além das normas que tratam da governança, limites de alçada e competências para a alienação de bens no âmbito da administração pública federal.


De acordo com os despachos, a medida atende aos critérios de conveniência e oportunidade administrativa, garantindo a destinação adequada de bens que não possuem mais utilidade para a Anatel, mas que podem ser reaproveitados por entidades da sociedade civil.


Os atos entram em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico da Anatel.


Sair da versão mobile