Saúde intensifica ações do Dezembro Vermelho com idosos no Forró do Senadinho

Foto: David Medeiros/ac24horas

Em mais uma ação do Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção e ao combate ao HIV/AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco levou, na manhã desta sexta-feira (12), orientação, diálogo e serviços de prevenção ao tradicional Forró do Senadinho, no centro da capital. A atividade foi transmitida ao vivo pelo ac24horas, que acompanhou de perto o trabalho voltado especialmente ao público da melhor idade.


A enfermeira Aldemyra Moreira conversou com os participantes do evento e destacou a importância de ampliar as ações de conscientização entre idosos – um grupo que, segundo ela, também apresenta crescimento na incidência de infecções sexualmente transmissíveis. “Nós estamos dando continuidade às ações do Dezembro Vermelho, que é o mês em que os profissionais de saúde devem intensificar ainda mais as ações de prevenção contra o HIV”, explicou Aldemyra. Ela contou que realizou uma palestra com o grupo, abordando métodos de prevenção e distribuindo insumos como preservativos masculino e feminino, além do autoteste para HIV. “Ensinei a eles como fazer o teste”, reforçou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

A enfermeira chamou atenção para o aumento de casos entre pessoas com mais de 60 anos.
“Nós percebemos que a incidência do HIV é prevalente na idade jovem, mas tem crescido na faixa etária dos idosos. Por isso, estamos trabalhando essas ações”, destacou. Segundo a enfermeira, com mais saúde e autonomia, muitos idosos voltam a se relacionar, e isso não é tabu: “Eu falei para eles que não é errado namorarem. O objetivo é despertar para que namorem, mas se previnam.”


Aldemyra reforçou que o preservativo continua sendo o principal método de barreira contra o HIV e outras infecções. “O uso do preservativo impede a transmissão do HIV, mas também de outras doenças, como o HPV, a gonorreia e o cancro mole. Tudo isso pode ser interrompido pelo uso do preservativo”, orientou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

Ao final, a enfermeira reforçou o que chamou de um ensinamento típico do povo acreano. “O acreano diz que é melhor prevenir do que remediar. E eles conhecem bem esse ditado”, afirmou, destacando que o grupo demonstrou atenção e receptividade às orientações.


As ações do Dezembro Vermelho seguem acontecendo em vários pontos da cidade, com foco em testagem, distribuição de insumos e conscientização sobre formas de prevenção e tratamento do HIV.


 


VEJA O VÍDEO:



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias