Ícone do site Ecos da Noticia

Saidinha de Natal: 46 mil presos deixam prisões em saída temporária em 2025

Mais de 46 mil detentos receberam o benefício da saída temporária de Natal em 2025, saindo dos presídios para passar o fim de ano em liberdade. O benefício é popularmente chamado de “saidinha”.


Esse número corresponde a 6,5% dos aproximadamente 701 mil presos em unidades prisionais no país, abrangendo regimes fechado, semiaberto e aberto. As informações são do g1.


São Paulo é o estado com o maior número de presos temporariamente liberados durante a saidinha de Natal. Ao todo, 31,8 mil detentos deixaram as unidades prisionais, representando 15% da população carcerária do estado. Em 2024, o número foi semelhante, com 32,9 mil presos beneficiados.


Em outros estados, embora os números absolutos sejam menores, a proporção em relação ao total de presos se mantém. No Pará, 2,4 mil detentos foram liberados, o que equivale a 15% da população carcerária local. Em Santa Catarina, 2,1 mil presos receberam o benefício, correspondendo a 7% do total de encarcerados no estado.


Alguns estados não concederam saidinhas neste período: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul não informaram os números de presos liberados.


Sair da versão mobile