Ranking nacional põe Acre no 24° lugar em desnutrição infantil; Veja

Foto: Reprodução

O Acre aparece na 24ª posição entre os estados brasileiros no ranking dos menores índices de desnutrição infantil, divulgado com base nos dados do Censo 2022 e analisado pelo Ranking de Competitividade dos Estados. O levantamento considera o percentual de crianças de 0 a 5 anos classificadas com “magreza acentuada”, caracterização aplicada quando o índice de massa corporal (peso/estatura) apresenta percentil menor que 0,1.


Segundo o estudo, 2,91% das crianças acreanas nessa faixa etária se enquadram no quadro de magreza acentuada. O estado fica à frente apenas de Sergipe, Bahia e Maranhão, que registram os piores índices do país, chegando a 5,10%.



O indicador é apenas um dos 100 critérios utilizados pelo Ranking de Competitividade dos Estados para avaliar o desempenho das unidades federativas. Por essa razão, especialistas reforçam que a análise deve ser realizada de forma transversal, considerando diferentes métricas sociais e econômicas que influenciam a saúde infantil.


O levantamento também aponta que estados empatados no ranking apresentam exatamente o mesmo percentual de crianças com magreza acentuada, respeitando as variações populacionais apuradas pelo Censo 2022.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias