Ícone do site Ecos da Noticia

Programa Integra Acre beneficia primeira família com apoio para retorno ao município de Jordão

Programa Integra Acre beneficia primeira família com apoio para retorno ao município de Jordão. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

O governo do Acre iniciou a execução do Programa Integra Acre com o atendimento à primeira família beneficiada pela iniciativa, que tem como objetivo promover a integração dos municípios de difícil acesso e garantir o direito de deslocamento da população em situação de vulnerabilidade social.


A família é composta por cinco pessoas, moradora do município de Jordão, e atualmente está em Rio Branco para tratamento médico. O casal Ana Paula Balbino Machado e Romenijes da Silva Sombra, e os três filhos, foram contemplados com apoio para deslocamento aéreo até a cidade de origem, dentro dos critérios estabelecidos pelo programa.


Moradores da zona rural de Jordão, Ana Paula e Romenijes relatam que o isolamento geográfico e o alto custo das passagens aéreas sempre foram grandes obstáculos, especialmente em momentos de necessidade, como o acesso a serviços de saúde na capital.


Casal Ana Paula Balbino Machado e Romenijes da Silva Sombra foi contemplado com o apoio para o deslocamento aéreo até o município de origem. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A possibilidade de contar com o apoio do Integra Acre traz mais segurança para a família, que precisa conciliar o tratamento médico com o vínculo familiar e a manutenção da vida no município de origem.


Instituído pela Lei nº 4.738, de 17 de dezembro de 2025, o Programa Integra Acre reúne os programas complementares da Política de Assistência Social do Estado e é voltado a moradores de municípios considerados de difícil acesso: Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus.


A legislação prevê o custeio de parte do valor das passagens aéreas, priorizando famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.


Secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos. Foto: José Caminha/Secom

De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, o início do atendimento marca um momento simbólico para a política pública estadual. “Hoje é um dia muito feliz para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e para o governo do Estado. O Integra Acre foi criado com o objetivo de aproximar os municípios de difícil acesso da gestão estadual e garantir que essas pessoas se sintam parte das políticas públicas”, destacou.


Amanda Vasconcelos ressaltou, ainda, que o programa foi pensado para reduzir distâncias e garantir direitos. “É um programa que diminui as distâncias, garante acesso e cria possibilidades de forma mais rápida e econômica. Muitas dessas famílias não teriam condições financeiras de custear um voo, e o governo do Estado criou esse instrumento justamente para assegurar esse acesso”, afirmou.


A possibilidade de contar com o apoio do Integra Acre traz mais segurança para a família, que precisa conciliar o tratamento médico com o vínculo familiar e a manutenção da vida no município de origem. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A expectativa é que outras famílias dos municípios de difícil acesso também sejam beneficiadas, fortalecendo a integração regional e ampliando o alcance das políticas públicas no Acre.


Sair da versão mobile