Programa Integra Acre beneficia primeira família com apoio para retorno ao município de Jordão

Programa Integra Acre beneficia primeira família com apoio para retorno ao município de Jordão. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

O governo do Acre iniciou a execução do Programa Integra Acre com o atendimento à primeira família beneficiada pela iniciativa, que tem como objetivo promover a integração dos municípios de difícil acesso e garantir o direito de deslocamento da população em situação de vulnerabilidade social.


A família é composta por cinco pessoas, moradora do município de Jordão, e atualmente está em Rio Branco para tratamento médico. O casal Ana Paula Balbino Machado e Romenijes da Silva Sombra, e os três filhos, foram contemplados com apoio para deslocamento aéreo até a cidade de origem, dentro dos critérios estabelecidos pelo programa.


Moradores da zona rural de Jordão, Ana Paula e Romenijes relatam que o isolamento geográfico e o alto custo das passagens aéreas sempre foram grandes obstáculos, especialmente em momentos de necessidade, como o acesso a serviços de saúde na capital.


Casal Ana Paula Balbino Machado e Romenijes da Silva Sombra foi contemplado com o apoio para o deslocamento aéreo até o município de origem. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A possibilidade de contar com o apoio do Integra Acre traz mais segurança para a família, que precisa conciliar o tratamento médico com o vínculo familiar e a manutenção da vida no município de origem.


Instituído pela Lei nº 4.738, de 17 de dezembro de 2025, o Programa Integra Acre reúne os programas complementares da Política de Assistência Social do Estado e é voltado a moradores de municípios considerados de difícil acesso: Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus.


A legislação prevê o custeio de parte do valor das passagens aéreas, priorizando famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.


Secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos. Foto: José Caminha/Secom

De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, o início do atendimento marca um momento simbólico para a política pública estadual. “Hoje é um dia muito feliz para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e para o governo do Estado. O Integra Acre foi criado com o objetivo de aproximar os municípios de difícil acesso da gestão estadual e garantir que essas pessoas se sintam parte das políticas públicas”, destacou.


Amanda Vasconcelos ressaltou, ainda, que o programa foi pensado para reduzir distâncias e garantir direitos. “É um programa que diminui as distâncias, garante acesso e cria possibilidades de forma mais rápida e econômica. Muitas dessas famílias não teriam condições financeiras de custear um voo, e o governo do Estado criou esse instrumento justamente para assegurar esse acesso”, afirmou.


A possibilidade de contar com o apoio do Integra Acre traz mais segurança para a família, que precisa conciliar o tratamento médico com o vínculo familiar e a manutenção da vida no município de origem. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A expectativa é que outras famílias dos municípios de difícil acesso também sejam beneficiadas, fortalecendo a integração regional e ampliando o alcance das políticas públicas no Acre.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias