Ícone do site Ecos da Noticia

Procurador Oswaldo D’albuquerque é homenageado pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público do CNMP

O procurador Oswaldo D’albuquerque Lima Neto, que recentemente foi nomeado pelo governador Gladson Cameli para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça pelo biênio 2026-2027, foi homenageado na última sexta-feira, 12, ao participar da inauguração da Galeria dos Ouvidores Nacionais do Ministério Público, homenagem dada a aqueles que contribuíram para o para o fortalecimento e para a consolidação de práticas que garantem a escuta qualificada e a confiança pública.


A homenagem a Oswaldo fez parte do evento de fechamento do ano com a apresentação do relatório de atividades, que apresentou avanços do canal de recebimento de denúncias da população. Também foram lançadas três obras inéditas e entregue o Selo de Boas Práticas a ouvidorias das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro.


Oswaldo ocupou o cargo de ouvidor entre os anos de 2019 a 2021. Além do procurador do Acre, também foram homenageados a atual ouvidora, Ivana Cei: Esdras Dantas (2014/2015) e Rogério Varela (2023/2024).


No âmbito nacional, o futuro procurador-geral de Justiça do Acre, que deve ser empossado em janeiro de 2026, cumpriu dois mandatos como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde também ocupou os cargos de corregedor nacional e ouvidor nacional.


Natural de Cruzeiro do Sul, o procurador é graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), é mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes e MBA em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Sair da versão mobile