Em uma noite decisiva para o Santos, o time de Juan Pablo Vojvoda venceu o já rebaixado Juventude por 3 a 0, nesta quarta-feira (3), no Alfredo Jaconi, pela 37ª rodada do Brasileirão.
Com atuação inspirada de Neymar, autor dos três gols, o Peixe sai momentaneamente da zona de risco e salta para a 14ª posição, ainda com chances matemáticas de rebaixamento.
A partida começou intensa. Logo aos 4 minutos, Neymar serviu Guilherme pela esquerda, exigindo grande defesa de Jandrei. O Juventude, comandado por Thiago Carpini, respondeu com pressão em dois escanteios e voltou a ameaçar quando Taliari recebeu na área e cruzou para trás, sem ninguém completar. O time da casa cresceu na posse de bola e chegou a balançar a rede aos 27, em bela jogada do seu camisa 9, mas o lance foi anulado por impedimento.
O Santos alternava bons momentos e desperdícios. Aos 30, Neymar tentou surpreender do meio de campo, e, nos acréscimos, o Peixe perdeu um contra-ataque cristalino em jogada que passou por Guilherme e Neymar, mas terminou sem finalização. O primeiro tempo ficou no zero, embora com oportunidades para ambos os lados.
A volta do intervalo mudou tudo. Com o Santos mais vertical, Neymar apareceu livre logo no primeiro minuto e quase abriu o placar. Aos 10, não teve jeito: Barreal iniciou a jogada pela direita, Guilherme cruzou e o camisa 10 chegou batendo de frente para fazer 1 a 0.
O Juventude sentiu o golpe, e o Santos acelerou. Aos 19 minutos, Igor Vinícius puxou contra-ataque e deixou Neymar na cara do gol. O chute saiu rasteiro, Jandrei falhou e o Peixe ampliou.
Na altura dos 25, Lautaro Díaz foi segurado na área, e Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti. Neymar cobrou com categoria, deslocando o goleiro e completando o hat-trick aos 27 minutos.
O estádio, já resignado com o rebaixamento alviverde, ecoou cânticos de torcida visitante e vibração santista. Minutos depois, o camisa 10 deixou o campo ovacionado pelo banco, comemorando intensamente a atuação que manteve viva a luta pela permanência.
Com 44 pontos, o Santos fecha a rodada fora do Z4, mas ainda depende da combinação final de resultados. O último compromisso será contra o Cruzeiro, que deve poupar titulares por priorizar a semifinal da Copa do Brasil.