Ícone do site Ecos da Noticia

Ministério da Justiça fará mutirão de saúde em presídios do Acre

Uma equipe da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, está no Acre preparando um mutirão de saúde que realizará em 2026 nos presídios do Estado em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O Acre será o 12º estado do Brasil a receber essa ação denominada ‘Valoriza’.


Nesta quinta-feira, 11, a equipe, que já esteve em outras unidades prisionais, está no presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, onde fez reunião com representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.


Segundo Kleber Carlos, chefe de Divisão de Saúde da Secretaria Nacional de Políticas Penais, a visita técnica foi iniciada em Senador Guiomard, passou por Rio Branco e demais cidades com presídios e está encerrando em Cruzeiro do Sul.


“Estamos encerrando agora em Cruzeiro do Sul essa visita técnica e a próxima vez já vai ser para executar a ação no primeiro semestre de 2026. Nessa visita técnica e reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal e suas áreas, a gente prepara uma grande ação de cidadania para atender todos os privados de liberdade no atendimento de enfermagem, atendimento médico, coletas de exames e encaminhamentos. Com isso a gente organiza e reorganiza os fluxos de saúde dentro do estabelecimento prisional. A gente traz atendimento também específico para os servidores. Cuidar de quem cuida dentro do sistema prisional”, explica.


O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Marcos Frank Costa Silva, destaca que haverá um grande esforço por parte do órgão no sentido de garantir o suporte para a realização do mutirão de saúde nos presídios do Acre. “Se trata de um investimento por parte do governo federal e nossa equipe, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e o corpo técnico do Iapen estão realizando o diagnóstico de como essa ação ocorrerá ainda no primeiro trimestre do ano de 2026 para atender a todos os apenados que cumprem pena no sistema prisional acreano e aí inclui as pessoas que cumprem pena aqui no Manoel Neri e também esse programa é estendido aos servidores do sistema. Será necessário o empenho tanto do corpo administrativo, dos servidores técnicos administrativos do IAPEM, tanto quanto da Polícia Penal no que diz respeito à escolta desses presos e à segurança dos estabelecimentos penais. É um esforço herculio, mas nada é impossível”, concluiu.


Sair da versão mobile