Ministério da Justiça fará mutirão de saúde em presídios do Acre

Uma equipe da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, está no Acre preparando um mutirão de saúde que realizará em 2026 nos presídios do Estado em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O Acre será o 12º estado do Brasil a receber essa ação denominada ‘Valoriza’.


Nesta quinta-feira, 11, a equipe, que já esteve em outras unidades prisionais, está no presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, onde fez reunião com representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.


Segundo Kleber Carlos, chefe de Divisão de Saúde da Secretaria Nacional de Políticas Penais, a visita técnica foi iniciada em Senador Guiomard, passou por Rio Branco e demais cidades com presídios e está encerrando em Cruzeiro do Sul.


“Estamos encerrando agora em Cruzeiro do Sul essa visita técnica e a próxima vez já vai ser para executar a ação no primeiro semestre de 2026. Nessa visita técnica e reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal e suas áreas, a gente prepara uma grande ação de cidadania para atender todos os privados de liberdade no atendimento de enfermagem, atendimento médico, coletas de exames e encaminhamentos. Com isso a gente organiza e reorganiza os fluxos de saúde dentro do estabelecimento prisional. A gente traz atendimento também específico para os servidores. Cuidar de quem cuida dentro do sistema prisional”, explica.


O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Marcos Frank Costa Silva, destaca que haverá um grande esforço por parte do órgão no sentido de garantir o suporte para a realização do mutirão de saúde nos presídios do Acre. “Se trata de um investimento por parte do governo federal e nossa equipe, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e o corpo técnico do Iapen estão realizando o diagnóstico de como essa ação ocorrerá ainda no primeiro trimestre do ano de 2026 para atender a todos os apenados que cumprem pena no sistema prisional acreano e aí inclui as pessoas que cumprem pena aqui no Manoel Neri e também esse programa é estendido aos servidores do sistema. Será necessário o empenho tanto do corpo administrativo, dos servidores técnicos administrativos do IAPEM, tanto quanto da Polícia Penal no que diz respeito à escolta desses presos e à segurança dos estabelecimentos penais. É um esforço herculio, mas nada é impossível”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias