Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos 2026 seguem abertas até fevereiro

Estudantes da EJA retomam os estudos em sala de aula, fortalecendo o direito à educação e novas oportunidades de aprendizagem. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) está com matrículas abertas desde a última segunda-feira, 15, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), 1º semestre de 2026, na rede pública estadual. A iniciativa reforça o compromisso do governo com a inclusão educacional e a garantia do direito à educação para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade regular.


Educação de Jovens e Adultos garante inclusão educacional e possibilita a jovens e adultos a continuidade da trajetória escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A modalidade contempla as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e representa uma nova oportunidade para que estudantes retomem a trajetória escolar e concluam a Educação Básica em 2026.


As matrículas estão sendo realizadas diretamente nas escolas estaduais, tanto na zona urbana quanto na zona rural, no período de 15 de dezembro de 2025 a 6 de fevereiro de 2026.


Para ingressar na EJA, é necessário atender aos critérios de idade mínima: 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.


No ato da matrícula, os interessados devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência e histórico escolar, se houver.


O chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEE, Jessé Dantas, orienta que os candidatos procurem a escola estadual mais próxima para obter informações sobre a oferta da modalidade e os horários das turmas.


“A Educação de Jovens e Adultos é reconhecida como um instrumento de transformação social, pois possibilita o acesso ao conhecimento, amplia oportunidades no mercado de trabalho e fortalece o exercício da cidadania. Quem não concluiu os estudos tem agora uma nova oportunidade de recomeçar em 2026, por meio de uma política educacional que valoriza histórias de vida e promove inclusão. Nunca é tarde para voltar a estudar”, destaca.


A EJA atende jovens, adultos e idosos, respeitando as diferentes trajetórias de vida e oferecendo condições para o crescimento pessoal, social e profissional dos estudantes.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias