O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou a cerimônia de formatura dos alunos do 1º Curso de Ações Penitenciárias (CAP I) do Acre, nesta segunda-feira, 15. Após cinco semanas de um curso intenso, o momento foi marcado pela emoção dos policiais penais e de seus familiares. A capacitação, que contou com 45 inscrições, iniciou as aulas com 22 alunos e finalizou com 15 formados.

Entre os formandos, Rafael Sampaio compartilhou sua experiência: “Tivemos instruções do mais alto nível, de instrutores de diversos estados do país. Estou muito feliz; foi um momento realmente satisfatório a conclusão do curso”.

O policial penal Caio Borges, coordenador-geral do CAP I, explicou como os policiais foram preparados com disciplinas de intervenção prisional, escolta prisional, operações ribeirinhas, abordagem policial, uso de escudo e choque, entre outras, envolvendo preparo psicológico, físico e mental: “A gente parabeniza esses 15 formandos, com a certeza de que estão preparados para fazer o melhor serviço para nossa sociedade”.

O secretário de Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, ressaltou a importância da formação: “Agradeço pela força, pelo empenho em querer se submeter a um curso dessa envergadura. A Polícia Penal vem se especializando, vem se profissionalizando, vem trazendo para o seu bolso uma competência que dá um suporte para o Estado. A habilitação de vocês é para uso em toda e qualquer circunstância. O presidente [do Iapen] Frank [Costa] e o coordenador do curso fizeram um excelente trabalho. Outros cursos virão, tenho certeza, e a Sejusp estará pronta para apoiar no que vocês precisarem”.

Marcos Frank Costa parabenizou os concluintes do curso: “O que era antes um sonho, hoje se transforma em realidade. Não foi fácil manejar esse treinamento policial, mas também foi um investimento necessário para as ações de intervenção da Polícia Penal. Parabéns às famílias, que deram todo o suporte e o apoio para que os nossos interventores pudessem realizar esse sonho. Completo agradecimento ao coronel Gaia e ao coronel Evandro, que de pronto se predispuseram a realizar essa formação. Parabéns aos novos interventores da Polícia Penal do Estado do Acre”.


