O Google Maps agora conta com um recurso importante para os esquecidos: desde a semana passada, o aplicativo salva automaticamente o local onde um veículo foi estacionado, exibindo um ícone específico no mapa.
Ao conectar um smartphone ao carro via USB, Bluetooth ou CarPlay, o aplicativo identifica automaticamente a localização no momento em que o carro é desligado, salvando esse local no mapa por até dois dias.
Por enquanto, a opção de salvamento automático do local de estacionamento está disponível apenas para iPhones e iPads. Usuários de Android podem salvar manualmente o local onde o carro está estacionado.
Em seu perfil no LinkedIn, Rio Akasaka, gerente sênior de produtos do Google, comentou o lançamento: “Acabamos de lançar algo que, esperamos, coloque um sorriso no seu rosto na próxima vez que você abrir o Google Maps.”
Como ativar
Para que o Google Maps salve automaticamente o local onde o veículo foi estacionado, é preciso primeiro conectar o dispositivo ao carro, seja via Bluetooth, USB ou CarPlay.
Em seguida, é necessário ativar os sensores de Movimento e Atividade. Para isso, dentro da seção Navegação do aplicativo Google Maps, clique em “Permitir que o Maps use seu movimento para salvar o estacionamento.”
Depois, defina que o Maps sempre pode acessar sua localização, mesmo quando o aplicativo não estiver aberto. Para isso, vá em “Serviços de Localização” e selecione a opção “Sempre.”
Também é possível personalizar o ícone que representa o carro. Durante uma viagem até um destino usando o Google Maps, toque na seta azul e deslize para a esquerda ou direita para escolher o avatar preferido. Para alterar a cor, basta tocar em uma das cores disponíveis. Por fim, toque em “Concluído.”


