O senador Flávio Bolsonaro disse a interlocutores que foi escolhido por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A informação foi noticiada primeiro pelo site Metrópoles, e depois confirmada pela emissora CNN Brasil e pelo jornal O Globo.
Bolsonaro está cumprindo pena de mais de 27 anos de prisão em um prédio da Polícia Federal em Brasília, pela participação na trama que tentou um golpe de Estado.
As informações dão conta de que Bolsonaro avaliaria que seu filho ganhará “musculatura política” a partir do momento em que se comportar como postulante ao cargo e assuma agenda de campanha. A avaliação seria de que Flávio conta com aliados suficientes para disputar o Planalto.
A escolha contraria a maioria das projeções, que indicavam uma disputa interna entre a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e o filho Eduardo pela herança do nome político na disputa. Fora da família, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, era cotado como o nome mais forte em busca de apoio.
Fontes ouvidas pelo Metrópoles citam que Tarcísio já foi informado da decisão por Flávio em conversa nesta semana. O senador esteve em São Paulo na última quinta-feira (4).
O atual governador de São Paulo vinha negando ser o candidato de Bolsonaro para 2026, dizendo que havia não havia definição sobre se disputaria a reeleição no estado ou se arriscaria a presidência.

