O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi agraciado com o primeiro Prêmio da Paz da FIFA, em cerimônia realizada durante o sorteio da Copa do Mundo de 2026.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, disse que Trump recebeu o prêmio por “promover a paz mundial”: “Queremos ver esperança, queremos ver unidade, queremos ver um futuro”, disse o dirigente.
Em seu discurso, Trump destacou a importância do prêmio e fez um balanço de suas ações, afirmando: “Este é verdadeiramente uma das maiores honras da minha vida”.
Ele citou exemplos de sua atuação em prol da paz mundial, mencionando a crise no Congo, onde, segundo ele, “milhões de vidas foram salvas”, e o papel na prevenção de conflitos entre Índia e Paquistão.
Trump também elogiou o trabalho de Gianni Infantino, ressaltando o sucesso da FIFA na organização do evento: “Gianni fez um trabalho incrível, vocês bateram recordes de venda de ingressos. É uma bela homenagem a você e ao futebol, ou como chamamos, soccer. Está além dos números que imaginávamos possíveis.”
O presidente ainda afirmou que o mundo está mais seguro atualmente e destacou a melhora da imagem dos Estados Unidos: “O mundo está um lugar mais seguro agora. Os EUA não estavam bem há um ano, agora somos o país mais quente do mundo.”