Conheça os vencedores do Programa Jovem Parlamentar Acreano 2025

Foto: Arquivo

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) divulgou, nesta quarta-feira (10), por meio do Edital nº 06/2025 no Diário Oficial, o resultado oficial das eleições da 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (PJPA). A publicação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) e foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).


O programa tem como objetivo estimular a participação política, a cidadania e a compreensão do processo democrático entre estudantes da rede pública estadual. Os jovens eleitos representarão seus municípios em uma vivência parlamentar no ano de 2025.


Estudantes eleitos por município e escola

Em Acrelândia, foi eleito Arthur Vinícius Berto Oliveira de Freitas, da Escola Marcílio Pontes dos Santos. Em Assis Brasil, a representante escolhida foi Mariana Liberalino de Lima, da Escola Íris Célia Cabanellas Zannini.


No município de Brasiléia, foram eleitas Maria das Graças Rocha Rodrigues e Naomi Yuracy Nakashima Araut. Em Capixaba, a estudante eleita foi Isabelle D’Ávila Queiroz, da Escola Argentina Pereira Feitosa.


Em Cruzeiro do Sul, os representantes são Carla Lauane da Silva Cavalcante, da Escola Professor Flodoardo Cabral; Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II; e Juliana da Costa Silva. Em Epitaciolândia, foi eleita Yasmim Coelho da Silva, da Escola Luiz Gonzaga da Rocha.


No município de Feijó, foram escolhidos Sidney Martins da Silva, da Escola Santo Antônio; Jamily Silva do Nascimento, da Escola Vicente Brito de Sousa; e Ellen Francine Aguiar Paiva, da Escola José Gurge Rabello.


Em Jordão, o eleito foi Hanierison da Silva e Silva, da Escola Jairo de Figueiredo Melo. Em Mâncio Lima, venceu João Pedro Rodrigues de Oliveira, da Escola Francisco Freire de Carvalho.


No município de Manoel Urbano, foi eleita Ana Carolina Vieira de Menezes, da Escola Nazira Anute de Lima. Em Marechal Thaumaturgo, a representante eleita é da Escola Elvira Ferreira Gomes.


Em Porto Acre, foi eleita Ana Flávia Silva de Lima, da Escola Central do Andirá. Em Porto Walter, o estudante eleito foi Luiz Eduardo Souza Pedrosa, da Escola Borges de Aquino.


Em Rio Branco, foram eleitos Isabel Goveia Vasque, da Escola Boa União Ensino Jovem, e Samuel Souza Queiroz, do Colégio Militar Estadual Tiradentes.


No município de Rodrigues Alves, os eleitos foram Mirela Farias de Souza, da Escola Francisco Braga de Souza, e Taigila Monteiro dos Santos, da Escola Manoel Carneiro de Messias. Em Senador Guiomard, venceu Emanuel Ramones Pereira Magalhães, da Escola Cívico-Militar Professor Aldaci.


Já em Tarauacá, foram eleitos Wilhian Lima Diniz, da Escola Bom Destino, e Priscila da Silveira Gomes, da Escola Djalma da Cunha Batista.


De acordo com o edital, os estudantes eleitos participarão, em 2025, de uma jornada parlamentar nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, em Rio Branco, com diplomação, posse e exercício simbólico do mandato. A iniciativa busca fortalecer a cidadania e promover a reflexão crítica sobre a representação política e o funcionamento do Poder Legislativo.


O edital é assinado pelo secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho de Sousa, conforme o Decreto nº 11-P/2023.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias