Na manhã desta segunda-feira (8), a Defesa Civil de Rio Branco realizou uma série de vistorias preventivas e ações de monitoramento em igarapés e pontes de áreas consideradas sensíveis da capital acreana. O trabalho teve como objetivo antecipar possíveis riscos relacionados ao aumento do nível das águas e ao acúmulo de balseiros, comuns neste período de chuvas mais intensas.
As equipes estiveram em pontos estratégicos, como as pontes da região central, onde foi verificada a presença de balseiros; o Igarapé São Francisco, no Distrito Industrial; o Igarapé Batista; a ponte do bairro Laélia Alcântara, na região do Calafate; além do Igarapé Redenção.
De acordo com a Defesa Civil, as vistorias fazem parte de um plano de prevenção voltado ao período chuvoso e têm como finalidade o planejamento de ações emergenciais, como eventual retirada de famílias em áreas de risco, orientações à população ribeirinha e medidas voltadas à preservação da segurança.
A operação busca reduzir os impactos de eventuais alagamentos e transbordamentos, garantindo maior rapidez na tomada de decisão caso o nível dos igarapés e do Rio Acre continue subindo nos próximos dias.